quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Passando a limpo - Livro I - A água

Sabe aqueles dias que você nem chega a dormir, mas mesmo assim fica sonhando? Encontro-me assim agora...

É difícil de explicar, você chega aos seus 23 anos e começa a se lembrar do passado, certas pessoas vão dizer:
"Quem vive o passado, não pensa no presente e nunca terá um futuro."
Ou algo do gênero, no entanto eu percebi que isso não é verdade e passei para a seguinte frase:
"Quem não olha o passado, não aprende o presente e não conhece o futuro."
Voltando à questão, o passado me lembra das garotas que poderiam estar contigo agora, curtindo o barulho da chuva e um cafuné gostoso.

Estou tendo algumas coincidências estranhas na vida, eu lembro todos os momentos que me levaram a ter idéias, insights criativos e os paradigmas que eu criei para parar com esse impulso, ou manter ele mais silencioso. Um dos erros mais cruciais que comecei perceber que fiz da minha vida, já que trabalho com publicidade, não posso ter bloqueios criativos. Não me considero esnobe, ou do gênero, por dizer que tive grandes idéias, e nem quero ser julgado por elas, mas sito exemplos de idéias que tive:
Certa vez, no tempo em que fazia o ensino básico, estava vendo um filme quando parei e pensei: por que não fazer um filme? Viver como os diretos? Essas coisas? Desse momento surge à idéia de criar uma empresa especializada em multimídias, uma coisa como a DreamWorks.
Em outro momento quando estava jogando videogame, me lembrei da historia de fazer filme, e pensei por que não fazer jogos de videogame e PC? Novamente o exemplo da DreamWorks, uma empresa que refinei no pensamento. Agora essa tal, seria um lugar para se contar história, sim histórias, livros, jogos, filmes, produtos criados a partir da mente inventiva de um criador.

Uma idéia boa, sem o incentivo certo.

Ter vários cadernos onde escrever vários contos, historias em quadrinhos, projetos de jogos e de filmes, não foram feitos para nunca mais olhar para eles, resgatar o velho hábito de reescrever as histórias ali contadas, pode ser que com esse blog eu publique algumas dessas histórias.

O que me motivou a abandonar esse projeto de vida? Uma sociedade louca que dificulta o ganho de dinheiro pra viabilizar esses projetos? Sim, foi exatamente isso...


Teve varias outras alusões criativas nesse período da minha vida, não recordo no momento.
Em outra fase da vida, passado do ensino médio foi quando eu percebi meu talento para ter idéias, estava fazendo técnico em publicidade no velho Irmão Pedro. Era na exata fase em que os alunos se reúnem para formar grupos para a criação de agencias fictícias de propaganda, quando me deparei pela primeira vez na vida com o norte de qualquer idéia criativa, o problema. O que para nos era simples, "qual o nome desta agencia?" Passamos horas em um brainstorm no momento em que um grande amigo meu falou: "tem que ser um animal mitológico, algo que tenha garra." Ele mesmo respondeu, "acho que um chacal", eu tinha gostado da idéia e comecei a pensar no animal chacal, falei dos defeitos e virtudes dele, e ele retrucou com algo que melhorou em muito a ordem das idéias, algo imortal... animal + mitológico + imortal = FÊNIX, eu pensei e quase gritei, (meu maldito ser impulsivo) logo após ver o conceito dessa criatura veio junto às palavras renascimento, imortal, ah...

FÊNIX. Publicidade: Imortalizando Idéias:

Havia nascido assim a criança criada em conjunto com um dos caras mais interessantes que conheço: tal de Thiago...
O interessante é que novamente me deparo com o um nome para algo vindo do reino animal, será aqueles atos de coincidência?
De fato o que me motiva a escrever um novo blog são dois conceitos interessantes as Coincidências da Vida e O Mundo de Idéias do Passado, os dois parecem título de romance, quem sabe de certa forma são...
Quanto mais mecho no passado duas coisas passam a ficar claro, aquela idéia ali, aquele momento ali, aquela pessoa ali, não esta ali por capricho da natureza, eles são atos que se transformam, viram uma coincidência ao se viver novamente algo similar com outra, ou a mesma, pessoa no presente.
Todos os grandes publicitários que conheço recorrem a idéias do passado para solucionar problemas, tanto futuros como presentes, isso me leva a crer em:
"Quem não olha o passado, não aprende no presente e não conhece o futuro."
Fecho esse aC. No País das Idéias com uma pergunta para qualquer um que chegou até aqui:
Em algum momento você parou para pensar no que poderia fazer agora e ao escutar qualquer musica e pensar, será que se eu mudasse minha atitude, quando estava fazendo algo de que não gostei, eu teria mudado meu atual momento?

Um comentário:

Unknown disse...

Sobre o passando a limpo, a leitura inicial me fez voltar ao passado, onde sonhamos e alguns sonhos, ficam no meio do caminho, outros se idealizam, sejam estes sonhos dormindo ou acordados. E que quando não os idealizamos, buscamos caminhos quase uma bagunça mental, onde cobranças de idealizações nos invade a mente, Creio que é uma questão de alinhamento, tipo planejamento ou simplesmente isso a simplicidade no expressar tentando passar e veja bem não vender uma idéia inovadora ou criadora, mas sim criador de sua própria estória. Não sei se o autor gostará ou não do meu comentário mas no momento é isso. Se tens uma idéia acredite nela!